Carboidrato Emagrecedor
Proporciona Energia por Tempo Prolongado
Palatinose é um carboidrato derivado de fonte natural encontrado em alguns alimentos como mel e extrato de cana-de-açúcar, porém distintamente diferente da sacarose em suas propriedades nutricionais e fisiológicas.
Palatinose é o único carboidrato funcional que é totalmente digerível e lentamente liberado, fornecendo glicose de uma forma mais equilibrada, e consequentemente mantendo a energia por tempo prolongado. Além de ser de baixo índice glicêmico, baixo índice insulinêmico e saudável aos dentes, Palatinose queima mais calorias provenientes de gordura sob a atividade física em comparação com outros carboidratos.
Estrutura Molecular Diferenciada
Palatinose é feita a partir da sacarose por rearranjo enzimático da ligação 1,2-alfa entre a glicose e a frutose a uma ligação 1,6-alfa, combinando ainda a molécula à glicose e à molécula de frutose.
Biotecnologia
Palatinose é produzida num processo biotecnológico e aplicada como um carboidrato funcional devido às suas propriedades nutricionais e fisiológicos distintas.
Baixo Índice Glicêmico
A Palatinose apresenta muito baixo índice glicêmico, de 32, garante um suporte de energia balanceado, sem altos e baixos índices de glicose no sangue na curva de resposta, contribuindo assim para evitar a fome e a necessidade de açúcar.
Alto Fornecimento de Energia por Tempo Prolongado
A palatinose é lentamente e totalmente absorvida no intestino e proporciona as mesmas calorias que a maioria dos outros açúcares (4 kcal/g). Após a absorção, a glicose e a frutose a partir da palatinose são metabolizadas seguindo as mesmas rotas clássicas como a glicose e a frutose derivadas da sacarose.
Queima de Gordura
Palatinose aumenta a utilização da gordura corporal e de ácidos graxos como fontes de energia. A Palatinose provoca uma absorção muito distinta que leva à liberação de energia de glicose, exatamente no nível onde provoca um aumento na taxa de metabolização de gordura com o potencial de poupar o glicogênio. Desta forma, importantes reservas de glicogênio hepático e muscular ficam disponíveis para serem utilizados quando são realmente necessários.
Não Cariogênica
Outra consequência da ligação mais estável da glicose-frutose em comparação com a sacarose, é que a palatinose é dificilmente fermentada por microorganismos orais e pode ainda inibir a formação de glucanos insolúveis. Testes confirmaram a não cariogenicidade de palatinose, sendo assim, uma alternativa ideal para a sacarose, glicose, maltodextrina e outros carboidratos de fácil digestão e altamente fermentáveis.
Auxílio no Controle da Glicemia
Estudo de intervenção humana durante 12 semanas sugere que a ingestão regular de uma fórmula líquida com palatinose por pessoas com intolerância à glicose produziria efeitos benéficos sobre os parâmetros relacionados à síndrome metabólica. Neste estudo de longo prazo em pessoas com intolerância à glicose, a ingestão de uma fórmula baseada em Palatinose como parte do café da manhã foi associada com melhorias a longo prazo em 2h de glicose plasmática após OGTT (oral glucose tolerance test) e os níveis de ácidos graxos livres no soro. Além disso, em pessoas obesas o acúmulo de gordura visceral foi reduzido.
INDICAÇÕES DE PALATINOSE
Substituição de sacarose para auxílio do controle glicêmico em pacientes diabéticos;
Fonte de energia prolongada;
Queima de gordura – auxiliar em dietas de emagrecimento.
DOSES RECOMENDADAS
Para controle do índice glicêmico: 10g por porção
Para prolongar a energia : 15g por porção
Para acelerar a oxidação lipídica: 18g por porção