EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE BCAA EM PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS
BCAA (L-LEUCINA, L-ISOLEUCINA, L-VALINA)
Em indivíduos adultos, os aminoácidos BCAA (Branched Chain Amino Acids) são relevantes para a manutenção da proteína corporal além de serem fontes de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina. Existem evidências demonstrando o papel fundamental dos aminoácidos BCAA - especialmente a leucina - na regulação de processos anabólicos envolvendo tanto a síntese quanto a degradação proteica muscular. Além disso, os aminoácidos BCAA apresentam potenciais efeitos terapêuticos, uma vez que podem atenuar a perda de massa magra durante a redução de massa corporal, favorecer o processo de cicatrização, melhorar o balanço proteico muscular em indivíduos idosos, e propiciar efeitos benéficos no tratamento de patologias hepáticas e renais.
BENEFÍCIOS DE BCAA A PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS
- Aumento de massa muscular, porque estimulam a síntese proteica e diminuem os danos ao tecido muscular, pois preservam os estoques musculares de aminoácidos.
- Ajudam na manutenção da glicemia durante exercícios prolongados.
- Aumento da imunidade. Durante exercícios de resistência, há diminuição da imunidade e a administração de BCAA após o exercício pode evitar a incidência de infecções.
- Diminui a fadiga.
- Estimulam a produção de ATP mitocondrial melhorando o desempenho físico.
INDICAÇÕES
Sua suplementação em praticantes de atividades físicas pode auxiliar em:
- Diminuição da dor e fadiga muscular;
- Melhora do desempenho físico;
- Aumento da massa magra.
POSOLOGIA
A dose recomendada de BCAA é de 0,03-0,05g/kg de peso por hora ou 2 a 4 g por hora ingerido repetidamente durante o exercício e na recuperação.
Dose máxima diária: 30g /dia. Esta dose é bem tolerada, porém pode ser
prejudicial ao desempenho devido ao aumento da produção de
amônia pelo músculo em exercício.
A proporção utilizada dos aminoácidos é de 2:1:1 de leucina, isoleucina e valina.